terça-feira, 6 de dezembro de 2016

24º Dia (05/12)

De: Villa la Angostura, Neuquén Province, Argentina - Para: San Martín de Los Andes, Neuquén Province, Argentina


Resumo de hoje no GPS


Villa La Angostura é hoje o que foi Bariloche quando ganhou a fama no Brasil. Uma cidade com pista de esqui (no inverno é claro), pequena, bem organizada e com lojinhas, aparência de presépio, e claro com belezas naturais que todos buscam.
Aqui aproveitamos para subir os mirantes do Cerro Bayo, onde estão as pistas de esqui no inverno, e em seguida navegamos pelo Lago Nahuel Huapi (que tem Bariloche na margem oposta), para depois fazer uma caminhada no Bosque Arrayanes na ponta da Península de Quetrihue.

Hoje iniciamos a nossa exploração novamente sozinhos, pois o casal de Guaramirim Dieter e Tânia seguiram seu roteiro, que a partir daqui difere do nosso.
Desde Ushuaia seguimos juntos até Villa La Angostura, modificando um pouquinho um o roteiro do outro para somar e tornar esta expedição mais especial ainda.
Tínhamos a impressão de que encontraríamos outros com expedições parecidas, pois esta é uma rota conhecida para quem procura este tipo de aventura. Mas a surpresa ficou pelo fato de encontrar pessoas que se identificam imediatamente, e fica aquela impressão que se conhecem há muito tempo.
Boas lembranças vão ficar desta parceria, e uma grande amizade começou.
A dupla ketchup e mostarda voltará se encontrar em Santa Catarina, pois hoje é Domingo!

Subindo o Cerro Bayo, no primeiro mirante já encontramos a Cascata Rio Bonito ao lado de uma caverna com a mesma altura.

Neste momento avistamos a pista de esqui (com pouca neve) onde já se percebe o teleférico que ajuda os esquiadores na sua prática de descer e subir sucessivamente.

A arquitetura de Villa La Angostura é um caso a parte. Segue um padrão europeu dos alpes e todas as construções são executadas com madeira. 

Navegando no Lago Nahuel Huapi, observamos as mesmas montanhas que vimos do teleférico de Bariloche, mas desta vez de outro ângulo. 

Iniciamos a caminhada na Península de Quetrihue...

...que imediatamente nos deixa impressionados com o Bosque Arrayanes.

Esta cabana de Tê está no final da trilha...

...e o interior dela parece algo como a casa da vovó da chapéuzinho vermelho.

Em direção à cidade de San Martín de Los Andes...

 
... seguimos pela rota dos sete lagos com vistas panorâmicas impressionantes.

 
Desde que entramos na Patagônia, o que me chamou a atenção foi a docilidade dos animais.
Guanacos, Avestruz, Cordeiros, Pássaros, Tatus, Pinguins, Leão Marinho e até Cavalos deixam você se aproximar sem medo algum e fotografá-los tranquilamente...

...mas até esta ave que parece uma Águia ficou paradinha deixando fazer dezenas de fotos.

Até sair em um belo vôo.

Na rota dos sete lagos também tem cachoeira. Esta é a Cachoeira Vuliñanco.

Este é um dos mirantes para os sete lagos.

Chegando em San Martín de Los Andes percebemos que o nível das cidades só melhoram.